Top Social

Pró M #1 - MENINA ALBERTINA - loja criativa e aulas de costura



Pró Makers = a favor das mulheres fazedoras
Projeto Mulheres empreendedoras = trabalho com atitude e plano de ação no feminino
Pró M = Mulheres Profissionais, lutadoras, guerreiras

Pró M é uma rubrica dedicada a mulheres empreendedoras, que dão a cara (a cabeça e todo o corpinho!) por um negócio no qual acreditam com todo o seu ser.
Pró M é um espaço de partilha de projetos diferentes e inovadores. De mulheres inspiradoras que arregaçaram as mangas e abraçaram novos desafios. Mulheres lutadoras que não se resignam ao sabor do vento num emprego que não as satisfaz a 100% e vão à luta, em busca daquela energia boa que nos faz levantar todos os dias com borboletas na barriga para “adubar” e “regar” aquele projeto que nos sai das entranhas.


Hoje apresento-vos a Menina Albertina, uma loja criativa super gira e ainda com aulas de costura. E a criadora da Menina Albertina é a menina Luísa! 
Conheci a Luísa Martins na Crafts&Design, no jardim da estrela, rodeada dos seus botões, já lá vão uns anos. Super dinâmica, criativa, de sorriso fácil e sincero. A Luísa é mesmo um exemplo de que com força de vontade e acreditando em nós tudo se consegue.

E ninguém melhor do que a Luísa para vos contar a história desta Menina Albertina.
Mergulhem e inspirem-se!

“A Menina Albertina não é um sonho. É uma consequência lógica de um percurso profissional rocambolesco, de avanços e recuos numa carreira de 14 anos alternados entre o design, a ilustração, o artesanato, a costura e as lojas.

De todas estas experiências fui guardando as partes boas; todas as pequenas aprendizagens e inspirações serviram para quando em 2015 tomei a decisão de avançar com o meu negócio e ser praticamente autónoma em quase tudo: desde o website que fiz totalmente sozinha, às paredes da loja que foram pintadas por mim, ao plano de negócios, até aos próprios produtos que vendo na loja, passaram pelas minhas mãos na sua execução.


E a decisão foi ponderada longamente! Já em 2010 andei com muita vontade de me aventurar num negócio meu mas senti que me faltava ainda mais formação e experiência prática. No ano passado, em Março, depois de ter tido uma enorme desilusão com a direção da empresa onde trabalhava, liguei para a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) e informei-me se me podia candidatar a um MicroCrédito. Este processo foi um pouco mais longo do que é normal porque calhou ser uma altura de mudanças na ANDC mas em Dezembro de 2015 abrimos as portas da loja- mais-bonita-num-raio-de-10-km!


Tudo o que está nesta loja, não só passou pela minha mão, como foi tudo escolhido como se fosse para mim. Tudo ao meu gosto, tudo o que eu adoraria comprar para fazer a coisa que mais gosto na vida: costurar! Desde pequena que surripiava as agulhas à minha mãe e a minha avó Albertina (daí a homenagem), mesmo morando a 300 km, enviava-me retalhinhos de tecidos para eu fazer as roupas das bonecas. Além deste apoio à distância desta minha avó de quem eu herdei as feições, ela foi também uma heroína da costura: aprendeu a costurar totalmente sozinha!



Nem tudo são rosas: isto é uma corrida diária onde temos de acelerar quando vemos o negócio a abrandar, imprimir mais força "às pernas", inventando maneiras de dar a volta! É muito importante saber os valores diários de faturação porque nunca podemos "descansar"! É uma maratona cuja meta eu não quero cortar! Se às vezes tenho medo? Muito! "E se para o mês que vem as pessoas desistem das aulas? E se nesta semana não vendermos o suficiente?" Mas nada me tira o sono porque há uma coisa certa: o meu empenho é total!

Está a ser uma experiência inacreditável e, contudo, parece que toda a minha vida se conjugava para ela: não foi por acaso que trabalhei em lojas de design e de artesanato; não foi por acaso que trabalhei em design de comunicação e webdesign; não foi por acaso que trabalhei em revistas de bordados e muito menos, nesta minha última experiência profissional, não foi por acaso que andei 2 anos a ensinar costura por passo-a-passos ilustrados!

Todos os dias de manhã, quando meto a chave na porta da loja, digo para mim "Continua a ser a loja mais bonita num raio de 10 km!"

Obrigada Luísa pelo teu testemunho inspirador!
Desejo-te o maior sucesso do mundo!


Em maio, provavelmente no domingo mais chuvoso do ano, eu e a minha costureirinha demos um saltinho ao Cacém e a Luísa recebeu-nos com o seu super sorriso e passámos uma tarde deliciosa. Eu fiz um chapéu para a Alice e ela com a ajuda (e mega paciência) da Luísa fez uma roupinha e malinha para a sua boneca. Voltaremos em breve!


Sempre desejaram experimentar uma máquina de costura? Adoravam aprender a fazer a vossa roupa? Então a Menina Albertina é o sítio perfeito, e ainda se podem perder com tecidos lindos de morrer.
Sigam-na no facebook, ou subscrevam a newsletter e estejam a par de todos os workshop.


7 comentários on "Pró M #1 - MENINA ALBERTINA - loja criativa e aulas de costura"
  1. Eehehe! Não sendo exemplo para ninguém, espero que muitas meninas pensem o mesmo que eu: "Se esta consegue, eu também vou conseguir!"
    Muito Obrigada pela Oportunidade! É tão bom estar neste blog tão lindo! Provavelmente o blog mais lindo num raio de 100 blogs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida! Sim, espero que muitas meninas arrumem os medos no bolso e tirem da gaveta a coragem para abraçar um novo desafio.

      Eliminar
  2. Beijinho para a Luisa! e um obrigada da minha parte! xi <3

    ResponderEliminar
  3. Esta foto que tiraste da Alice à máquina de costura foi um regresso à Calvaria em 1988 ou 89, não sei bem, em que tu própria tinhas uma maquineta dessas de brincar e fazias coisas com ela. Devias ter uns 8 ou 9 anos. Para mim era espantoso ver que conseguias fazer como a minha avó e como a minha mãe, transformar tecidos em peças, ao passo que eu até tinha medo de me picar numa máquina! Hoje, ver a Alice a seguir as tuas passadas é emocionante e lembra-me aquela velha história: o tempo passa. Mas para terminar sem nostalgia: acho que essas máquinas de criança são uma bela aposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais incrível é que esta máquina da foto é essa máquina de 88/89 que te lembras 😍 É emocionante vê-la a brincar com ela e a querer construir coisas. Ainda bem que a minha mãe guardou a máquina estes anos todos!

      Eliminar
  4. Ahahaha não posso crer. Então ainda melhor!

    ResponderEliminar
  5. Acho que a Luísa não tem razão! é a loja mais bonita num raio muito maior!!!! A loja é linda, os tecidos deliciosos e a Luísa tem uma paciência de gigante para todas as loucuras que as clientes/ amigas inventam. Obr, Sissi, por esta iniciativa :)

    ResponderEliminar

Auto Post Signature

Auto Post  Signature